terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Níveis de Organização dos seres vivos



Os seres vivos estão organizados da seguinte forma:
Átomos: Carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), estes são os mais abundantes;
§   Moléculas: proteínas, glicídios, lipídios, etc;
§ Organelas ou Orgânulo: as mitocôndrias, produzem energia para os processos metabólicos;
§ Células: procariótica e eucariótica – são consideradas as unidades básicas de todos os seres vivos, com exceção dos vírus.
§  Tecidos: Tecido muscular, formado por células especializadas em se contrair, produzindo movimentos.
§  Órgãos: O coração é um órgão constituído por diversos tecidos, principalmente muscular, que permite bombear sangue pelo corpo.
§ Sistemas: Sistema digestivo, formado por diversos órgãos: boca, esôfago, estômago, intestino e diversas glândulas que atuam na digestão.
§  Organismos: formado pelos sistemas em conjunto. Ser humano, animal.
§ Populações: Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.
§ Comunidades Biológicas ou Biocenose: Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracóis, sabiás, lagartixas…Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade.
§ Ecossistemas ou Biótopo: na comunidade de babuínos a que nos referimos anterior-mente, os organismos são influenciados pela composição química e pela temperatura da água dos rios, pela umidade do ar e por diversos outros fatores climáticos. Por outro lado, os seres vivos da comunidade também influenciam os fatores ambientais. As plantas de uma biocenose, por exemplo, criam um microclima mais úmido que o proporcionado pelo clima regional.
§ Biosfera: reúne todos os ecossistemas da Terra.

Nenhum comentário: